segunda-feira, 5 de abril de 2010

Estampas de Camisetas - Cordel - 1ª parte

O meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) tratava-se da criação da programação visual de uma empresa que desenvolve estampas para camisas com temas da cultura popular brasileira (folclore), desde da identidade visual da marca até as ilustrações do tema.

A idéia vinha da necessidade de promover estórias fascinantes da cultura nacional, ajudando a resguardar a memória do nosso povo. O conteúdo é rico, são lendas como o boitatá e a vitória-régia; e até personagens reais que viraram mitos, como Lampião e Antônio Conselheiro.


A imagem acima nos mostra os primeiros esforços para se chegar ao logotipo da empresa. O nome Cordel foi ideal para esse papel de contador de estórias, lembrando que a Literatura de Cordel possui esse caráter de contar (em rimas) casos diversos da cultura do povo. Também vem dessa literatura a idéia de fazer as ilustrações das estampas lembrando xilogravuras, pois esse estilo é ricamente utilizado nos seus folhetos.

Essas tentativas foram feitas no computador e seriam em preto e branco, com traços grossos e simples, bem irregulares, de forma a deixar explícita a tentativa de reproduzir o talhe na madeira. Mas esta não seria a melhor maneira de passar isso. O traço ainda estava muito mecânico e faltavam as “falhas” características da gravura.

Fui aconselhado pelos professores a fazê-las e linoleogravura, pois a borracha possuiu vantagens como a mobilidade e a durabilidade das matrizes. Assim foi possível conseguir o resultado esperado.

Abaixo estão algumas das muitas aplicações que foram feitas para esse projeto. Mais tarde pretendo postar detalhes sobre a execução de cada ilustração que estampam as camisetas, e tudo que foi criado para a divulgação.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Ilustração para casamento

Essa é uma ilustração vetorial, que fiz para um amigo do trabalho que vai casar (parece que é a última moda as pessoas casarem...). Ela permite várias aplicações em brindes.


Convites

Um casamento sempre envolve a família inteira, o da minha irmã não foi diferente. E como se não bastasse ser uma festa onde não se gasta menos de R$20.000,00 , temos a mania de inventar outras comemorações "satélites", na tentativa de cobrir os gastos com presentes, o que geralmente não dá certo. Por outro lado, casamento é uma festa única na vida das pessoas (ou deveria ser...), então acredito que qualquer esforço para prolongar essa comemoração é válido. Se bem que eu prefiro uma despedida de solteiro...

A minha participação foi desenvolver os convites para o Chá de Panela e o Chá de Lingerie. Eles foram feitos em um domingo de novembro, no período mais crítico do meu TCC. Apesar de ela ter adorado o resultado ficou em mim a vontade de ter feito mais coisas.