O meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) tratava-se da criação da programação visual de uma empresa que desenvolve estampas para camisas com temas da cultura popular brasileira (folclore), desde da identidade visual da marca até as ilustrações do tema.
A idéia vinha da necessidade de promover estórias fascinantes da cultura nacional, ajudando a resguardar a memória do nosso povo. O conteúdo é rico, são lendas como o boitatá e a vitória-régia; e até personagens reais que viraram mitos, como Lampião e Antônio Conselheiro.
A imagem acima nos mostra os primeiros esforços para se chegar ao logotipo da empresa. O nome Cordel foi ideal para esse papel de contador de estórias, lembrando que a Literatura de Cordel possui esse caráter de contar (em rimas) casos diversos da cultura do povo. Também vem dessa literatura a idéia de fazer as ilustrações das estampas lembrando xilogravuras, pois esse estilo é ricamente utilizado nos seus folhetos.
Essas tentativas foram feitas no computador e seriam em preto e branco, com traços grossos e simples, bem irregulares, de forma a deixar explícita a tentativa de reproduzir o talhe na madeira. Mas esta não seria a melhor maneira de passar isso. O traço ainda estava muito mecânico e faltavam as “falhas” características da gravura.
Fui aconselhado pelos professores a fazê-las e linoleogravura, pois a borracha possuiu vantagens como a mobilidade e a durabilidade das matrizes. Assim foi possível conseguir o resultado esperado.